PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE TAREFAS SOBRE ORÇAMENTO FAMILIAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/29qt8s15

Resumo

A pesquisa que originou este artigo teve como principal objetivo investigar a produção de significados, através de tarefas relacionadas à Educação Financeira, especialmente quando se deparam com situações-problema que envolvem o tema Orçamento Familiar. Esse estudo está inserido em um projeto mais amplo, que visa à inclusão da Educação Financeira como um tema transversal no currículo da disciplina de Matemática na Educação Básica. A abordagem adotada na investigação é de natureza qualitativa, sendo fundamentada teoricamente no Modelo dos Campos Semânticos, o qual oferece subsídios para a análise dos sentidos produzidos pelos alunos ao interagirem com as atividades propostas. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública e envolveu alunos do Ensino Fundamental. Uma parte importante do processo investigativo consistiu na elaboração de tarefas pedagógicas específicas sobre o Orçamento Familiar, com a intenção de aplicá-las em sala de aula. A intenção foi promover reflexões significativas sobre finanças no cotidiano dos estudantes, incentivando o desenvolvimento de atitudes conscientes em relação ao planejamento financeiro pessoal e familiar, desde os anos iniciais da formação escolar.

Biografia do Autor

  • Raquel Carvalho Gravina de Almeida, Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes e Escola Municipal Áurea Bicalho

    Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora de Matemática na Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, Juiz de Fora, Minas, Gerais. 
    E-mail: raquel.gravina@educacao.mg.gov.br. 

  • Amarildo Melchiades da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus Rio Claro, São Paulo. Professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF. 
    E-mail: amarildo.melchiades@ufjf.br. 

Publicado

30-06-2025

Como Citar

PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE TAREFAS SOBRE ORÇAMENTO FAMILIAR. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 150-164. https://doi.org/10.62556/29qt8s15