PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE TAREFAS SOBRE ORÇAMENTO FAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.62556/29qt8s15Resumo
A pesquisa que originou este artigo teve como principal objetivo investigar a produção de significados, através de tarefas relacionadas à Educação Financeira, especialmente quando se deparam com situações-problema que envolvem o tema Orçamento Familiar. Esse estudo está inserido em um projeto mais amplo, que visa à inclusão da Educação Financeira como um tema transversal no currículo da disciplina de Matemática na Educação Básica. A abordagem adotada na investigação é de natureza qualitativa, sendo fundamentada teoricamente no Modelo dos Campos Semânticos, o qual oferece subsídios para a análise dos sentidos produzidos pelos alunos ao interagirem com as atividades propostas. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública e envolveu alunos do Ensino Fundamental. Uma parte importante do processo investigativo consistiu na elaboração de tarefas pedagógicas específicas sobre o Orçamento Familiar, com a intenção de aplicá-las em sala de aula. A intenção foi promover reflexões significativas sobre finanças no cotidiano dos estudantes, incentivando o desenvolvimento de atitudes conscientes em relação ao planejamento financeiro pessoal e familiar, desde os anos iniciais da formação escolar.
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Copyright (c) 2025 Raquel Carvalho Gravina de Almeida, Amarildo Melchiades da Silva (Autor)

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