A formação docente e a organização da rotina escolar para a inclusão de estudantes autistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/wyrqcj67

Palavras-chave:

Formação docente, Inclusão escolar , Autismo, Políticas públicas, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo analisa a formação docente no contexto da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com ênfase nos desafios enfrentados pelas políticas públicas de inclusão escolar no Brasil. A pesquisa, de caráter bibliográfico, apoia-se em autores como Mantoan, Nóvoa, Meirieu, entre outros, e investiga as implicações da formação de professores nas práticas pedagógicas inclusivas. Embora os marcos legais representem avanços importantes na garantia do direito à educação, ainda persistem lacunas significativas na preparação dos docentes para lidar com as demandas específicas de estudantes autistas. Os resultados apontam que a efetividade da inclusão está diretamente relacionada à organização da rotina escolar, contemplando tempo, espaço e estratégias de ensino adaptadas às necessidades individuais. Conclui-se que o investimento em formação inicial e continuada e em ambientes estruturados e planejados são fundamentais para promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional desses estudantes.

Biografia do Autor

  • Waldyr Carvalho Sobreira Junior, Secretaria de Educação de Juiz de Fora

    Biólogo, pedagogo e professor de Ciências e Biologia, com pós-graduação em educação a distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é mestrando em Formação Continuada de Professores e atua na rede municipal de ensino de Juiz de Fora (MG), com foco na formação docente, práticas pedagógicas inclusivas e ensino de Ciências na Educação Básica. 

  • Prof. Vander Aparecido de Castro, Secretaria de Educação de Juiz de Fora

    Doutorando em Ciencias de la Educacion pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS PY); Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA);  Mestre em Science in Emergent Technologies in Education pela MUST University (USA). 

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

A formação docente e a organização da rotina escolar para a inclusão de estudantes autistas. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 209-221. https://doi.org/10.62556/wyrqcj67