A formação docente e a organização da rotina escolar para a inclusão de estudantes autistas
DOI:
https://doi.org/10.62556/wyrqcj67Keywords:
Formação docente, Inclusão escolar , Autismo, Políticas públicas, Práticas pedagógicasAbstract
Este artigo analisa a formação docente no contexto da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com ênfase nos desafios enfrentados pelas políticas públicas de inclusão escolar no Brasil. A pesquisa, de caráter bibliográfico, apoia-se em autores como Mantoan, Nóvoa, Meirieu, entre outros, e investiga as implicações da formação de professores nas práticas pedagógicas inclusivas. Embora os marcos legais representem avanços importantes na garantia do direito à educação, ainda persistem lacunas significativas na preparação dos docentes para lidar com as demandas específicas de estudantes autistas. Os resultados apontam que a efetividade da inclusão está diretamente relacionada à organização da rotina escolar, contemplando tempo, espaço e estratégias de ensino adaptadas às necessidades individuais. Conclui-se que o investimento em formação inicial e continuada e em ambientes estruturados e planejados são fundamentais para promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional desses estudantes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Waldyr Carvalho Sobreira Junior, Prof. Vander Aparecido de Castro (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.