A formação docente e a organização da rotina escolar para a inclusão de estudantes autistas
DOI:
https://doi.org/10.62556/wyrqcj67Palabras clave:
Formação docente, Inclusão escolar , Autismo, Políticas públicas, Práticas pedagógicasResumen
Este artigo analisa a formação docente no contexto da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com ênfase nos desafios enfrentados pelas políticas públicas de inclusão escolar no Brasil. A pesquisa, de caráter bibliográfico, apoia-se em autores como Mantoan, Nóvoa, Meirieu, entre outros, e investiga as implicações da formação de professores nas práticas pedagógicas inclusivas. Embora os marcos legais representem avanços importantes na garantia do direito à educação, ainda persistem lacunas significativas na preparação dos docentes para lidar com as demandas específicas de estudantes autistas. Os resultados apontam que a efetividade da inclusão está diretamente relacionada à organização da rotina escolar, contemplando tempo, espaço e estratégias de ensino adaptadas às necessidades individuais. Conclui-se que o investimento em formação inicial e continuada e em ambientes estruturados e planejados são fundamentais para promover o desenvolvimento cognitivo e socioemocional desses estudantes.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Waldyr Carvalho Sobreira Junior, Prof. Vander Aparecido de Castro (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.