LEITURA EM CENA: A experiência dos Anos Iniciais com “O caso da Jabuticaba”

Autores

  • Rosiany Laiz de Oliveira Grosman Coelho Secretaria de Educação - EM ÁLVARO LINS Autor

DOI:

https://doi.org/10.62556/tftc7k73

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Anos Iniciais , Práticas Pedagógicas

Resumo

Este presente relato, trata-se de uma experiência acompanhada por uma coordenadora na Escola Municipal Álvaro Lins, com as turmas da educação infantil e anos iniciais.  O objetivo desse relato é apresentar uma vivência voltada para a prática artística e da leitura inspirado na obra de Monteiro Lobato “As Jabuticabas”. Essa vivência se materializou com uma apresentação teatral e musical na escola, onde os alunos puderam desfrutar de um momento de descontração e aprendizagem sobre os personagens do livro. A escolha do livro “As Jabuticabas” de Monteiro Lobato ocorreu a partir do projeto da Sala de Leitura, em comemoração ao mês do Livro Infantil, em abril. A fundamentação teórica se baseia no projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação de Juiz de Fora denominado LêMundo e também dos discursões no Grupo de Estudos de Leitura. Com isso, as interações com a obra e a temática me levaram a perceber a quão proveitosa pode ser explorar as possibilidades literárias e relacioná-las com várias atividades dentro do âmbito escolar. A obra em questão foi ressignificada em diferentes esferas, envolvendo a prática pedagógica de vários professores e demais profissionais da comunidade escolar. Essa vivência evidenciou a compreensão da potência da literatura nos anos iniciais e a importância da conexão pedagógica entre a sala de leitura e os professores regentes em sala.

Biografia do Autor

  • Rosiany Laiz de Oliveira Grosman Coelho, Secretaria de Educação - EM ÁLVARO LINS

    Coordenadora dos Anos Iniciais (turmas do 2º ao 5º ano) da Escola Municipal Álvaro Lins. Juiz de
    Fora. Minas Gerais (MG). Brasil

Downloads

Publicado

30-06-2025

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

LEITURA EM CENA: A experiência dos Anos Iniciais com “O caso da Jabuticaba”. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 278-287. https://doi.org/10.62556/tftc7k73