LEITURA EM CENA: A experiência dos Anos Iniciais com “O caso da Jabuticaba”
DOI:
https://doi.org/10.62556/tftc7k73Palavras-chave:
Literatura Infantil, Anos Iniciais , Práticas PedagógicasResumo
Este presente relato, trata-se de uma experiência acompanhada por uma coordenadora na Escola Municipal Álvaro Lins, com as turmas da educação infantil e anos iniciais. O objetivo desse relato é apresentar uma vivência voltada para a prática artística e da leitura inspirado na obra de Monteiro Lobato “As Jabuticabas”. Essa vivência se materializou com uma apresentação teatral e musical na escola, onde os alunos puderam desfrutar de um momento de descontração e aprendizagem sobre os personagens do livro. A escolha do livro “As Jabuticabas” de Monteiro Lobato ocorreu a partir do projeto da Sala de Leitura, em comemoração ao mês do Livro Infantil, em abril. A fundamentação teórica se baseia no projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação de Juiz de Fora denominado LêMundo e também dos discursões no Grupo de Estudos de Leitura. Com isso, as interações com a obra e a temática me levaram a perceber a quão proveitosa pode ser explorar as possibilidades literárias e relacioná-las com várias atividades dentro do âmbito escolar. A obra em questão foi ressignificada em diferentes esferas, envolvendo a prática pedagógica de vários professores e demais profissionais da comunidade escolar. Essa vivência evidenciou a compreensão da potência da literatura nos anos iniciais e a importância da conexão pedagógica entre a sala de leitura e os professores regentes em sala.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rosiany Laiz de Oliveira Grosman Coelho (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.