JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:contribuições do PIBID Pedagogia/UFJF
DOI:
https://doi.org/10.62556/32qr0g05Keywords:
Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, PIBID Pedagogia UFJFAbstract
Este trabalho apresenta um relato da experiência de confecção de jogos de alfabetização no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia, realizado entre os anos de 2022 e 2024, na Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF). A partir da perspectiva de que a alfabetização, enquanto processo de apropriação do sistema de escrita alfabética, se concretiza em contextos de usos e funções sociais da linguagem, apresenta-se dois materiais criados pelos/as pibidianos/as para contemplar uma proposta de ensino e aprendizagem aliada ao lúdico na Educação de Jovens e Adultos (EJA).Os resultados do trabalho apontam para a necessidade de uma ação pedagógica na EJA, que considera as especificidades do público jovem e adulto, seu universo, sonhos e histórias,concretizando uma alfabetização humanizadora, fundamentada na realidade concreta dos/as estudantes. Ademais, também destaca-se a importância de que as atividades de sala de aula não sejam infantilizadas, de modo a respeitar os saberes dos/as educandos/as.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 GERUZA CRISTINA MEIRELLES VOLPE, JULIANO GUERRA ROCHA, ADRIANA APARECIDA DA SILVA (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.