JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:contribuições do PIBID Pedagogia/UFJF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/32qr0g05

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, PIBID Pedagogia UFJF

Resumo

Este trabalho apresenta um relato da experiência de confecção de jogos de alfabetização no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia, realizado entre os anos de 2022 e 2024, na Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF). A partir da perspectiva de que a alfabetização, enquanto processo de apropriação do sistema de escrita alfabética, se concretiza em contextos de usos e funções sociais da linguagem, apresenta-se dois materiais criados pelos/as pibidianos/as para contemplar uma proposta de ensino e aprendizagem aliada ao lúdico na Educação de Jovens e Adultos (EJA).Os resultados do trabalho apontam para a necessidade de uma ação pedagógica na EJA, que considera as especificidades do público jovem e adulto, seu universo, sonhos e histórias,concretizando uma alfabetização humanizadora, fundamentada na realidade concreta dos/as estudantes. Ademais, também destaca-se a importância de que as atividades de sala de aula não sejam infantilizadas, de modo a respeitar os saberes dos/as educandos/as.

Downloads

Publicado

04-07-2024

Edição

Seção

Relatos de experiência PIBID

Como Citar

JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:contribuições do PIBID Pedagogia/UFJF. (2024). Cadernos Para O Professor, 1(47), 8. https://doi.org/10.62556/32qr0g05