JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:contribuições do PIBID Pedagogia/UFJF
DOI:
https://doi.org/10.62556/32qr0g05Palavras-chave:
Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, PIBID Pedagogia UFJFResumo
Este trabalho apresenta um relato da experiência de confecção de jogos de alfabetização no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia, realizado entre os anos de 2022 e 2024, na Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF). A partir da perspectiva de que a alfabetização, enquanto processo de apropriação do sistema de escrita alfabética, se concretiza em contextos de usos e funções sociais da linguagem, apresenta-se dois materiais criados pelos/as pibidianos/as para contemplar uma proposta de ensino e aprendizagem aliada ao lúdico na Educação de Jovens e Adultos (EJA).Os resultados do trabalho apontam para a necessidade de uma ação pedagógica na EJA, que considera as especificidades do público jovem e adulto, seu universo, sonhos e histórias,concretizando uma alfabetização humanizadora, fundamentada na realidade concreta dos/as estudantes. Ademais, também destaca-se a importância de que as atividades de sala de aula não sejam infantilizadas, de modo a respeitar os saberes dos/as educandos/as.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 GERUZA CRISTINA MEIRELLES VOLPE, JULIANO GUERRA ROCHA, ADRIANA APARECIDA DA SILVA (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.