LITERATURA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.62556/n6xp7550

Keywords:

Literatura, Letramento Literário, Ensino Médio, Colégio Técnico

Abstract

Este artigo tem como objetivo relatar reflexões sobre a experiência como professora de Literatura durante a dinamização do projeto de Estágio Supervisionado em Letras, intitulado “Do conto ao romance: a experiência do mundo por meio da Literatura”, no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Ao longo deste texto, apresenta-se uma breve contextualização sobre os objetivos da disciplina de Literatura no Ensino Médio; sobre o conceito de Letramento Literário, desenvolvido por Cosson (2016) e sobre o projeto de estágio já referido. Em seguida, expõem-se reflexões acerca do empoderamento dos alunos com relação à leitura literária. Trata-se, portanto, de um trabalho que envolve pesquisa bibliográfica, de campo e analítico-qualitativa, e instrumentos como os questionários inicial e final. A priori, os resultados obtidos sugerem uma contribuição expressiva com as competências de leitura e de escrita da turma, que demonstrava ter pouca familiaridade com o exercício dessas habilidades no espaço da sala de aula.

Author Biographies

  • Camila Steinhorst

    Mestranda em Letras (PPGL/UFSM) e graduada em Letras Licenciatura, Habilitação Português e Literaturas, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do Núcleo de Ensino e Pesquisa sobre Linguagem (NEPELIN) e tutora de educação no Programa Progredir Quarta Colônia, ligado à Subdivisão de Geoparques da PRE/UFSM.

  • Vaima Regina Alves Motta

    Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), especialização em Linguística Textual pela Universidade de Cruz Alta (1998), graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade de Cruz Alta (1989). Professora Associada -Nível 1 - da Universidade Federal de Santa Maria.

Published

2024-01-24

How to Cite

LITERATURA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL. (2024). Cadernos Para O Professor, 2(46), 17. https://doi.org/10.62556/n6xp7550