“QUANDO VAI COMEÇAR A EJA?”: A Educação de Jovens e Adultos como direito e formação da classe trabalhadora

Authors

DOI:

https://doi.org/10.62556/casdts58

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos, Processos Educativos , Escola Pública, Classe trabalhadora

Abstract

O presente artigo parte das reflexões e atuação do autor na Educação Básica, em uma escola localizada em bairro periférico da cidade de Juiz de Fora (MG). O objetivo é refletir como a EJA configura-se como direito à educação e lugar fundamental de formação da classe trabalhadora, no sentido de sua libertação e emancipação. Para tanto, utiliza-se, do ponto de vista teórico-metodológico, uma abordagem qualitativa, de diálogo teórico com autores que tratam do histórico da EJA e de seus desafios na atualidade, tendo como eixo central o pensamento de Paulo Freire. Conclui-se com considerações e reflexões acerca da importância de se defender e ampliar esta modalidade da educação básica, socialmente referenciada nas lutas de trabalhadores/as. 

Author Biography

  • Guilherme Goretti Rodrigues, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora

    Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG). Doutor em Educação pelo programa de pós-graduação em educação, contextos contemporâneos e demandas populares (PPGEDUC/UFRRJ). Atua como coordenador pedagógico na Escola Municipal Professor Oscar Schmidt e como professor de Geografia na Escola Municipal Antônio Faustino da Silva. 

Published

2025-06-30

How to Cite

“QUANDO VAI COMEÇAR A EJA?”: A Educação de Jovens e Adultos como direito e formação da classe trabalhadora. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 178-193. https://doi.org/10.62556/casdts58