“QUANDO VAI COMEÇAR A EJA?”: A Educação de Jovens e Adultos como direito e formação da classe trabalhadora
DOI:
https://doi.org/10.62556/casdts58Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Processos Educativos , Escola Pública, Classe trabalhadoraResumo
O presente artigo parte das reflexões e atuação do autor na Educação Básica, em uma escola localizada em bairro periférico da cidade de Juiz de Fora (MG). O objetivo é refletir como a EJA configura-se como direito à educação e lugar fundamental de formação da classe trabalhadora, no sentido de sua libertação e emancipação. Para tanto, utiliza-se, do ponto de vista teórico-metodológico, uma abordagem qualitativa, de diálogo teórico com autores que tratam do histórico da EJA e de seus desafios na atualidade, tendo como eixo central o pensamento de Paulo Freire. Conclui-se com considerações e reflexões acerca da importância de se defender e ampliar esta modalidade da educação básica, socialmente referenciada nas lutas de trabalhadores/as.
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