O ENCONTRO DO PASSADO E DO PRESENTE NO ENSINO DO TEMA DA ESCRAVIDÃO JUIZFORANA: DIÁLOGO COM PROFESSORES MUNICIPAIS DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.62556/68rc9b94Palabras clave:
Ensino de História, Escravidão, Memória, Juiz de ForaResumen
O trabalho pretende analisar como professores de História de Juiz de Fora entendem e abordam a história da escravidão ocorrida na região como tema em suas atividades docentes. Por meio de entrevistas semi-estruturadas, buscou-se dialogar com estes profissionais mapeando as abordagens sobre o passado e as reflexões produzidas no presente por eles e pelos alunos que estão em contato com o conteúdo. A partir das teorias decoloniais e pós-coloniais, buscou investigar a história da escravidão evidenciando este fato como um crime contra a humanidade que marcou seu tempo e deixou marcas para os dias atuais. Como resultado, foi possível perceber como os alunos refletem e internalizam o tema e conseguem correlacionar com suas vivências enquanto sujeitos no presente. Bem como os professores, ao serem expostos aos acontecimentos do passado e às vivências do presente, são afetados pelas questões que seus alunos trazem a partir da provocação feita por eles em sala de aula.
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Derechos de autor -1 Luan Pedretti de Castro Ferreira (Autor)

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