JOGOS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: DA CONCEPÇÃO À PRODUÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.62556/3at2p359

Palabras clave:

Alfabetização, Consciência fonológica, Jogos didáticos

Resumen

Neste trabalho, vinculado às atividades do Laboratório de Alfabetização (Lab) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), buscamos apresentar a concepção e a produção de três jogos didáticos voltados ao desenvolvimento da consciência fonológica (CF) na alfabetização de crianças. Fundamentamos a elaboração dos materiais na compreensão de que a CF pode ser desenvolvida por meio de propostas lúdicas, reflexivas e interativas, distanciando-se de práticas ligadas ao método fônico ou à instrução fônica sistemática, de base associacionista. Considerando que a CF envolve diferentes níveis, focalizamos, neste artigo, a produção de jogos destinados ao desenvolvimento da consciência silábica, apoiando-nos, especialmente, nos estudos de Artur Gomes de Morais e Magda Soares. Defendemos, ainda, que os jogos didáticos componham práticas pedagógicas alinhadas a uma didática de alfabetização que tenha clareza sobre as metas de aprendizagem para cada ano escolar, promovendo a articulação entre as diversas práticas de linguagem.

Biografía del autor/a

  • Amanda Glatzl Gerheim, Faculdade de Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 

  • Josiane Cássia Nogueira, Faculdade de Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 

  • Juliano Guerra Rocha, Faculdade de Educação/ Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professor Adjunto da área de Alfabetização na Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicado

2025-06-30

Número

Sección

Seção temática : Alfabetização

Cómo citar

JOGOS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: DA CONCEPÇÃO À PRODUÇÃO. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 09-25. https://doi.org/10.62556/3at2p359