JOGOS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: DA CONCEPÇÃO À PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.62556/3at2p359Palavras-chave:
Alfabetização, Consciência fonológica, Jogos didáticosResumo
Neste trabalho, vinculado às atividades do Laboratório de Alfabetização (Lab) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), buscamos apresentar a concepção e a produção de três jogos didáticos voltados ao desenvolvimento da consciência fonológica (CF) na alfabetização de crianças. Fundamentamos a elaboração dos materiais na compreensão de que a CF pode ser desenvolvida por meio de propostas lúdicas, reflexivas e interativas, distanciando-se de práticas ligadas ao método fônico ou à instrução fônica sistemática, de base associacionista. Considerando que a CF envolve diferentes níveis, focalizamos, neste artigo, a produção de jogos destinados ao desenvolvimento da consciência silábica, apoiando-nos, especialmente, nos estudos de Artur Gomes de Morais e Magda Soares. Defendemos, ainda, que os jogos didáticos componham práticas pedagógicas alinhadas a uma didática de alfabetização que tenha clareza sobre as metas de aprendizagem para cada ano escolar, promovendo a articulação entre as diversas práticas de linguagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Amanda Glatzl Gerheim, Josiane Cássia Nogueira, Juliano Guerra Rocha (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.