ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.62556/6e5fzt03

Palabras clave:

Ensino, Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização e letramento, Gêneros textuais

Resumen

RESUMO: A alfabetização e o letramento são termos muito discutidos atualmente na docência, para que haja um ensino de qualidade. Então, pretende-se pensar nessas perspectivas na educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo principal do trabalho é incentivar a reflexão sobre a prática docente no contexto da EJA, em que o processo de alfabetização seja indissociável do letramento, a partir do uso de gêneros textuais. Assim, será possível valorizar as vivências e conhecimentos prévios dos alunos, com a utilização de gêneros que circulam na sociedade, a fim de ampliar a leitura de mundo dos sujeitos e possibilitar o uso real da escrita e da leitura nas práticas sociais. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica. Com essa pesquisa, foi possível perceber que os gêneros textuais são uma importante prática pedagógica na educação e que juntamente com objetivos sistematizados proporcionam uma aprendizagem significativa.

Biografía del autor/a

  • Tatiane Reis de Oliveira Balbi, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora

    Nascida na cidade de Juiz de Fora (MG), vivi minha infância e adolescência no interior do município de Santa Bárbara do Monte Verde. Retornei a Juiz de Fora para cursar o ensino superior e, desde então, resido na cidade. Sou graduada em Pedagogia pela Faculdade Metodista Granbery e especialista em Alfabetização e Letramento de crianças, jovens e adultos pelo Centro Universitário Claretiano.

    Desde 2018, atuo como professora em salas de aula de diversas instituições de ensino. Em 2022, ingressei na rede municipal de Juiz de Fora como docente, ampliando minha atuação educacional. Em 2024, iniciei também minha trajetória na coordenação pedagógica, assumindo novas responsabilidades no campo da gestão escolar e do acompanhamento pedagógico.

Publicado

2025-06-30

Número

Sección

Seção temática : Alfabetização

Cómo citar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 60-66. https://doi.org/10.62556/6e5fzt03