ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS
DOI:
https://doi.org/10.62556/6e5fzt03Palabras clave:
Ensino, Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização e letramento, Gêneros textuaisResumen
RESUMO: A alfabetização e o letramento são termos muito discutidos atualmente na docência, para que haja um ensino de qualidade. Então, pretende-se pensar nessas perspectivas na educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo principal do trabalho é incentivar a reflexão sobre a prática docente no contexto da EJA, em que o processo de alfabetização seja indissociável do letramento, a partir do uso de gêneros textuais. Assim, será possível valorizar as vivências e conhecimentos prévios dos alunos, com a utilização de gêneros que circulam na sociedade, a fim de ampliar a leitura de mundo dos sujeitos e possibilitar o uso real da escrita e da leitura nas práticas sociais. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica. Com essa pesquisa, foi possível perceber que os gêneros textuais são uma importante prática pedagógica na educação e que juntamente com objetivos sistematizados proporcionam uma aprendizagem significativa.
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Derechos de autor 2025 Tatiane Reis de Oliveira Balbi (Autor)

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