APRENDER FAZENDO COMO PRÁTICA COLABORATIVA COM A INSERÇÃO DE TDIC: proposta sob a perspectiva da Taxonomia de Bloom

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.62556/3nkaj520

Palabras clave:

Prática colaborativa, Taxonomia de Bloom, TDIC, Cultura Maker

Resumen

O desenvolvimento de ações coletivas é um fator que possibilitou e possibilita a evolução da humanidade, o fazer em conjunto agrega agilidade, diversidade e um condensado de modos de pensar em prol de um objetivo definido. Nesse sentido, na escola, o desenvolvimento de práticas colaborativas organizadas e bem estruturadas se mostram como uma forma de engajar crianças e gerar uma aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho é discutir sobre a integração da aprendizagem colaborativa com a taxonomia de Bloom, numa proposta que incorpore a implementação de Tecnologias Digitais Da Informação e da Comunicação numa prática colaborativa. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica cujo instrumento de pesquisa foi a revisão de literatura. Chegou-se a conclusão que as tarefas escolares demandam novas abordagens, sendo a prática colaborativa através da cultura maker uma maneira de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem com base nas contribuições que sugerem uma abordagem hierárquica dos objetivos de aprendizagem através da taxonomia dos objetivos educacionais.

Biografía del autor/a

  • Vander Aparecido de Castro, Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora

    Secretaria Municipal de Educação. Juiz de Fora, MG. Doutorando em Educação (FICS PY); Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura (UNAMA); Master of science in emergent technologies in education (MUST USA)

Publicado

2025-06-30

Cómo citar

APRENDER FAZENDO COMO PRÁTICA COLABORATIVA COM A INSERÇÃO DE TDIC: proposta sob a perspectiva da Taxonomia de Bloom. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 96-111. https://doi.org/10.62556/3nkaj520