PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A BIOGRAFIA DE VINICIUS DE MORAES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.62556/q0gbfq40

Palabras clave:

Educação Infantil, Projetos Pedagógicos, Biografias, Vinícius de Moraes

Resumen

Este texto tem como objetivo descrever, através da metodologia de Relato de Experiência (RE), uma vivência com a biografia de Vinicius de Moraes, que ocorreu no Projeto Peddagógico realizado numa escola de Educação Infantil da rede municipal de Juiz de Fora, no ano letivo de 2024. Inicialmente, é apresentada a caracterização da escola em questão. Em seguida, a obra de Dominique Colinvaux e o documento orientador da proposta pedagógica da Educação Infantil são colocados como referenciais teóricos subsidiários a este relato. Na descrição da experiência, são ressaltadas algumas das etapas de Projetos Pedagógicos, ilustradas com fotos e anexos em QR-codes. Finalmente, ressalta-se a importância dos Projetos Pedagógicos, sobretudo as biografias, como uma estratégia metodológica eficaz para a realização das práticas pedagógicas na Educação Infantil.

Biografía del autor/a

  • Rejaine Célia dos Santos, Escola Municipal ipiranga

    Professora da Rede Municipal de Juiz de Fora.

  • Karolaine Tanini

    Professora da Rede Municipal de Juiz de Fora.

Publicado

2025-06-30

Número

Sección

Relatos de experiência

Cómo citar

PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A BIOGRAFIA DE VINICIUS DE MORAES. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 314-321. https://doi.org/10.62556/q0gbfq40