JOGOS INTERDISCIPLINARES PARA ALFABETIZAÇÃO: Conhecendo a Fauna do Jardim Botânico da UFJF
DOI:
https://doi.org/10.62556/z19dym71Palavras-chave:
Alfabetização, Ciências, Jardim Botânico da UFJFResumo
Este artigo apresenta a elaboração de um e-book com jogos imprimíveis voltados ao processo de alfabetização, baseado na fauna do Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo foi integrar os conteúdos de Língua Portuguesa e Ciências por meio de práticas lúdicas contextualizadas, promovendo o avanço das hipóteses de escrita dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e a valorização do meio ambiente local. O problema investigado foi a carência de materiais didáticos que incentivem a interdisciplinaridade e o engajamento dos estudantes na alfabetização. O referencial teórico fundamenta-se na psicogênese da língua escrita e nas concepções de brincar de Vigotski, destacando a importância do lúdico para o desenvolvimento cognitivo e da escrita. A hipótese é que jogos educativos baseados em elementos regionais favorecem aprendizagens significativas e a consciência ambiental. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica e no desenvolvimento de quatro jogos pedagógicos, organizados em um e-book gratuito para professores da rede pública. Os resultados apontam que o material pode estimular práticas educativas criativas e o interesse dos alunos pela leitura e pelo conhecimento científico contextualizado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Isabela Dias Mesquita (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.