Oficina de Música Popular na Educação Básica: um estudo de caso da pedagogia de projetos nas aulas de música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/c2prt273

Palavras-chave:

Pedagogia de Projetos, Educação musical, Educação Básica, Metodologias ativas, Projetos de trabalho

Resumo

O presente artigo visa trazer um estudo de caso sobre algumas possibilidades de implementação da pedagogia de projetos fundamentada aqui pelos trabalhos de Bender (2015), Cortelazzo (2019), Cortez (2021), Dewey (2024), Hernández (2007), Kilpatrik (1918), e Oliveira (2006) somadas às perspectivas de educação musical propostas por Swanwick (1994; 2003) e Fonterrada (2008) nas aulas de música de uma oficina de música popular em uma escola de educação básica da rede municipal de Juiz de Fora. Partimos de uma breve explicação das metodologias utilizadas seguida do relato de estudo de caso em questão. Em nossas considerações finais buscamos refletir sobre as possibilidades do trabalho proposto.

Biografia do Autor

  • Alexandre da Silva Cortez, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Professor Efetivo da Rede Municipal de Juiz de Fora/MG. Mestre em Artes, Cultura e Linguagens  (UFJF), com pesquisa em Etnomusicologia/Musicologia, ênfase em música popular brasileira.  Graduado em música (UNINCOR), Artes (UNAR), História (ETEP). Pós Graduado em Educação Musical e Ensino das Artes (UCAM).

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Publicado

30-06-2025

Como Citar

Oficina de Música Popular na Educação Básica: um estudo de caso da pedagogia de projetos nas aulas de música. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 112-123. https://doi.org/10.62556/c2prt273