O USO DE JOGOS COMO MATERIAL DIDÁTICO EXPLORANDO SEU POTENCIAL LÚDICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/67c3v876

Palavras-chave:

Jogo , Lúdico, Aprendizagem, Material Didático

Resumo

No presente trabalho os jogos são examinados detalhadamente a partir da perspectiva de autores renomados na área da educação, que destacam sua relevância no contexto pedagógico, e, além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) enfatizam e recomendam o uso de jogos como uma ferramenta educativa fundamental. Eles são considerados recursos estratégicos que podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos.

Através de autores como Piaget, Huizinga, Murcia, Benjamin, Macedo, Petty e Passos, o objetivo deste artigo é evidenciar que os jogos não apenas tornam o aprendizado mais dinâmico e envolvente, mas também oferecem oportunidades para a aplicação prática de conceitos, a resolução de problemas e a colaboração entre os estudantes, aspectos que são essenciais para uma formação integral.

Biografia do Autor

  • Marcelo Rodrigues dos Santos

    Egresso do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atua como arte-educador com interesse nas áreas de ilustração, mediação cultural e práticas pedagógicas inovadoras no ensino de arte.

  • Dr. Prof. Letícia Perani Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF

    Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora Adjunta IV do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Downloads

Publicado

30-06-2025

Edição

Seção

Seção temática : Alfabetização

Como Citar

O USO DE JOGOS COMO MATERIAL DIDÁTICO EXPLORANDO SEU POTENCIAL LÚDICO. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 194-208. https://doi.org/10.62556/67c3v876