O USO DE JOGOS COMO MATERIAL DIDÁTICO EXPLORANDO SEU POTENCIAL LÚDICO
DOI:
https://doi.org/10.62556/67c3v876Palavras-chave:
Jogo , Lúdico, Aprendizagem, Material DidáticoResumo
No presente trabalho os jogos são examinados detalhadamente a partir da perspectiva de autores renomados na área da educação, que destacam sua relevância no contexto pedagógico, e, além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) enfatizam e recomendam o uso de jogos como uma ferramenta educativa fundamental. Eles são considerados recursos estratégicos que podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos.
Através de autores como Piaget, Huizinga, Murcia, Benjamin, Macedo, Petty e Passos, o objetivo deste artigo é evidenciar que os jogos não apenas tornam o aprendizado mais dinâmico e envolvente, mas também oferecem oportunidades para a aplicação prática de conceitos, a resolução de problemas e a colaboração entre os estudantes, aspectos que são essenciais para uma formação integral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo Rodrigues dos Santos, Dr. Prof. Letícia Perani Soares (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.