PRÁTICAS DE MEMÓRIA COLETIVA E FORMAÇÃO PARA A SENSIBILIDADE DO MUNDO: Ler Eduardo Galeano com uma educadora matemática na escola.
DOI:
https://doi.org/10.62556/ertmp652Palavras-chave:
Cidade Bolívar, Território, Decolonialidade, Educação (Matemática). , Periferia urbanaResumo
Este artigo tem como objetivo descrever um projeto de pesquisa desenvolvido por um educador matemático a partir de uma experiência de sala de aula realizada ao longo de 2024 com um grupo de alunos do ensino médio na cidade de Ciudad Bolívar, Bogotá, Colômbia. A experiência se concentrou na leitura de alguns textos de Eduardo Galeano para fornecer aos alunos ferramentas para questionar sua realidade. O projeto escolar foi desenvolvido a partir de uma perspectiva decolonial, buscando praticar a memória coletiva e desenvolver a sensibilidade de mundo por meio da leitura de Eduardo Galeano. A experiência nos permitiu reconhecer o processo de leitura como um espaço para a construção de sentido del mundo na escola, convidando-nos a olhar a realidade por diferentes lentes e a compreender os processos criativos individuais e coletivos como formas de construção da memória coletiva. Dessas discussões emergiram elementos significativos que demonstram um reconhecimento tácito, por parte dos estudantes, da colonialidade do ser e do poder e das formas de resistência que se colocam na vida em contextos de periferia urbana.
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Copyright (c) 2025 Judith Rocío Ángel Veloza, Carolina Tamayo (Autor)

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