QUE MATEMÁTICA ACONTECE AO PRODUZIR VERBOS EM UMA FORMAÇÃO DOCENTE?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.62556/7ftv0x14

Palabras clave:

Matemática, Experimentação, Escrita

Resumen

O trabalho apresenta um exercício de escrita que busca problematizar os verbos produzidos no fazer matemático da sala de aula e no estudo da produção escrita da matriz de habilidades presente no documento da Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, destaca-se a oficina ofertada por meio do Curso de Extensão ‘Experimentações com matemáticas: no entre BNCC e os processos formativos docentes”, destinado a professores e professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede pública de Juiz de Fora. Um encontro que possibilitou pensar sobre a matemática em sala de aula, junto à BNCC. Além de permitir a produção de verbos que visem deslocar a matemática para além de seus aspectos universal e universalizante.

Biografía del autor/a

  • Marta Elaine de Oliveira, Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora

    Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal São Geraldo (PJF). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publicado

2025-06-30

Cómo citar

QUE MATEMÁTICA ACONTECE AO PRODUZIR VERBOS EM UMA FORMAÇÃO DOCENTE?. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 124-138. https://doi.org/10.62556/7ftv0x14