A EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA ORAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.62556/0wnf8w65

Palavras-chave:

Ensino de História, História Oral, Novo Ensino Médio

Resumo

A História Oral tem ganhado espaço no âmbito da educação, em especial a partir da valorização da narrativa docente. Contudo, não verificamos o mesmo em trabalhos que abordam e aplicam a História Oral como método de ensino de História. O presente trabalho visa analisar os ganhos obtidos a partir da disciplina eletiva de História Oral no Novo Ensino Médio no ano letivo de 2024. Focamos no uso da disciplina para desenvolver um entendimento da História com status de ciência e promover a compreensão metodológica da produção do conhecimento ao elaborarem suas próprias narrativas. Iremos dividir nosso trabalho em três partes; na primeira, realizamos uma discussão sobre a fundamentação teórica no campo da História Oral que orientou as reflexões, o planejamento e a prática da disciplina de História Oral. Na segunda descrevemos a experiência realizada com a disciplina. E, por fim, iremos realizar um balanço sobre os ganhos pedagógicos obtidos no ensino de História.

Biografia do Autor

  • Adebiano Robert Rodrigues Pereira, SE

    Professor na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e na Secretaria de Educação de Juiz de Fora. Juiz de Fora, Minas Gerais (MG). Brasil. Mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016) e especialista no ensino de História. 

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

A EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA ORAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA. (2025). Cadernos Para O Professor, 1(49), 222-237. https://doi.org/10.62556/0wnf8w65