About the Journal

The Magazine Cadernos para o Professor is an official publication of the Department of Education, of the Juiz de Fora Municipal Network. It is intended for the dissemination of studies and scientific and pedagogical production of broad interest and related to Basic Education, in order to promote and expand dialogue with the scientific community and society.

The periodicity of the Cadernos para o Professor magazine is biannual and the flow for sending text is continuous, however, in the case of thematic magazines, the deadline for sending productions must be verified in the call for publication.

Announcements

Current Issue

Vol. 1 No. 49 (2025): Cadernos para o Professor
					View Vol. 1 No. 49 (2025): Cadernos para o Professor

Caro(a) leitor(a),

É com imensa alegria e gratidão que apresentamos a primeira edição de 2025, de número 49, da revista Cadernos para o Professor. Temos a honra de acompanhar de perto cada publicação que chega às mãos do nosso leitor e esta chega cheia de significados, reflexões e práticas potentes para enriquecer o cotidiano escolar. 

Este número reúne uma diversidade de temas fundamentais para o fazer docente, especialmente em tempos de desafios e reinvenções no campo da educação. Abrimos espaço para pensar a alfabetização com um olhar sensível e contextualizado, entendendo que aprender a ler o mundo precede — e caminha junto com — aprender a ler palavras.

A presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de aprendizagem é abordada de maneira crítica e inspiradora. Em tempos em que o digital se torna cada vez mais presente, refletir sobre seu uso pedagógico é uma urgência.

Também trazemos reflexões, por meio de relatos, sobre a enturmação e os seus impactos no desenvolvimento dos estudantes e, para aprofundarmos o olhar sobre gênero e esporte, numa perspectiva inclusiva, que valoriza o respeito às diferenças e o direito à participação de todas e todos.

Apresentamos um artigo que nos convida a explorar o papel da matemática como linguagem do mundo, pensar sobre a matemática em sala de aula, junto à BNCC, permitindo a produção de verbos que visem deslocá-la para além de seus aspectos universal e universalizante. Destacamos ainda textos que abordam as experiências com o uso de jogos como recursos didáticos, capazes de tornar a aprendizagem mais lúdica, envolvente e significativa; a importância da música na formação integral do sujeito e as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), reafirmando seu valor e dignidade

Cada página desta revista é construída com dedicação e compromisso com a qualidade da educação pública. Nosso desejo é que você, professor(a), encontre aqui inspiração, acolhimento e caminhos para fortalecer sua prática pedagógica.

Boa leitura, boas reflexões e que este caderno possa ser um companheiro no seu cotidiano de ensinar e aprender.

Com carinho e respeito,
Equipe Editorial

Published: 2025-06-30

Artigos

  • LEARNING BY DOING AS A COLLABORATIVE PRACTICE WITH THE INSERTION OF TDIC: proposal from the perspective of Bloom's Taxonomy

    Vander Aparecido de Castro (Autor)
    96 - 111
    DOI: https://doi.org/10.62556/3nkaj520
  • Popular Music Workshop in Basic Education: a case study of project pedagogy in music classes

    Alexandre da Silva Cortez (Autor)
    112 - 123
    DOI: https://doi.org/10.62556/c2prt273
  • WHAT MATHEMATICS HAPPENS WHEN PRODUCING VERBS IN TEACHING TRAINING? Between BNCC and mathematics classroom

    Marta Elaine de Oliveira (Autor)
    124 - 138
    DOI: https://doi.org/10.62556/7ftv0x14
  • GÊNERO E ESPORTE EM CONTEXTOS RURAIS: REPRODUÇÃO DE ESTERIÓTIPOS E POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

    José Eduardo Moreira do Nascimento (Autor)
    139 - 149
    DOI: https://doi.org/10.62556/ah7k9c35
  • A MOTIVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: o papel do professor em ambientes de conhecimento apoiados por e-learning

    Vander Aparecido de Castro, Waldyr Carvalho Sobreira Júnior, Tahieny Kelly de Carvalho (Autor)
    165 - 177
    DOI: https://doi.org/10.62556/jxq34638
  • “QUANDO VAI COMEÇAR A EJA?”: A Educação de Jovens e Adultos como direito e formação da classe trabalhadora

    Guilherme Goretti Rodrigues (Autor)
    178 - 193
    DOI: https://doi.org/10.62556/casdts58
  • A formação docente e a organização da rotina escolar para a inclusão de estudantes autistas

    Waldyr Carvalho Sobreira Junior, Vander Aparecido de Castro (Autor)
    209 - 221
    DOI: https://doi.org/10.62556/wyrqcj67
  • THE EXPERIENCE OF THE ORAL HISTORY DISCIPLINE IN BASIC EDUCATION

    Adebiano Robert Rodrigues Pereira (Autor)
    222 - 237
    DOI: https://doi.org/10.62556/0wnf8w65
  • AN INTERVIEW OF THE PRODUCTION OF MEANINGS BY ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS BASED ON TASKS ON THE FAMILY BUDGET

    Raquel Carvalho Gravina de Almeida, Amarildo Melchiades da Silva (Autor)
    150 - 164
    DOI: https://doi.org/10.62556/29qt8s15

Relatos de experiência

  • COLLECTIVE MEMORY PRACTICES AND TRAINING FOR SENSITIVITY OF THE WORLD: Reading Eduardo Galeano with a Mathematics Educator at School.

    Rocío Ángel Veloza, Carolina Tamayo (Autor)
    288 - 305
    DOI: https://doi.org/10.62556/ertmp652
  • ENTURMAÇÃO: UM TRABALHO QUE DÁ CERTO!

    Maria Hilda Teixeira, THAISY CARVALHO DE OLIVEIRA (Autor)
    238 - 258
    DOI: https://doi.org/10.62556/1wp9wh83
  • A MÚSICA COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE NÃO ORALIZADO COM TEA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

    SABRINA HENRIQUE MOREIRA ZANCANELLI, Chrystiane Pinheiro Barreiros (Autor)
    259 - 266
    DOI: https://doi.org/10.62556/h1mat250
  • READING ON STAGE: The Experience of the Early Years with “The Case of the Jabuticaba”

    Rosiany Laiz de Oliveira Grosman Coelho (Autor)
    278 - 287
    DOI: https://doi.org/10.62556/tftc7k73
  • ANTI-RACIST EDUCATION IN PRACTICE: A PEDAGOGICAL INTERVENTION PROPOSAL

    Kamilla Coelho (Autor)
    306 - 313
    DOI: https://doi.org/10.62556/q1n2jw89
  • PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A BIOGRAFIA DE VINICIUS DE MORAES

    Rejaine Célia dos Santos, Karolaine Tanini (Autor)
    314 - 321
    DOI: https://doi.org/10.62556/q0gbfq40

Seção temática : Alfabetização

  • JOGOS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: DA CONCEPÇÃO À PRODUÇÃO

    Amanda Glatzl Gerheim, Josiane Cássia Nogueira, Juliano Guerra Rocha (Autor)
    09-25
    DOI: https://doi.org/10.62556/3at2p359
  • DO DIAGNÓSTICO À INTERVENÇÃO: PRÁTICAS DE ESCRITA COM FOCO NAS REGULARIDADES ORTOGRÁFICAS DO “R”

    Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Luciane Vasconcelos Rodrigues (Autor)
    26 - 42
    DOI: https://doi.org/10.62556/80h0jj58
  • INTERDISCIPLINARY GAMES FOR LITERACY: Exploring the Fauna of the UFJF Botanical Garden

    Isabela Dias Mesquita (Autor)
    43 - 59
    DOI: https://doi.org/10.62556/z19dym71
  • Reading instruction and the literacy in education of young people and adult: the use of textual genres

    Tatiane Reis de Oliveira Balbi (Autor)
    60 -66
    DOI: https://doi.org/10.62556/6e5fzt03
  • A EXPRESSÃO ARTÍSTICA COMO CAMINHO PARA ESCRITA COLETIVA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DO 2º ANO NA 1ª FLAB*

    Maria Diomara Da Silva (Autor)
    77 - 87
    DOI: https://doi.org/10.62556/9kxaew74
  • USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO

    Katia Eliza Oliveira Creston, Karla Aparecida Gabriel, Flaviane Felisberto dos Reis (Autor)
    88 - 95
    DOI: https://doi.org/10.62556/2facqj54
  • HISTÓRIAS QUE CRUZAM FRONTEIRAS E CONECTAM CORAÇÕES

    Miriã Teixeira Vieira (Autor)
    267 - 277
    DOI: https://doi.org/10.62556/3ykqeb58
  • THE USE OF GAMES AS TEACHING MATERIAL EXPLORING THEIR PLAYFUL POTENTIAL

    Marcelo Rodrigues dos Santos, Letícia Perani Soares (Autor)
    194 - 208
    DOI: https://doi.org/10.62556/67c3v876
View All Issues