Revista Cadernos para o Professor: lugar de autoria, pesquisa, formação e compromisso ético.
Assista à live transmitida em 25/04/2024
Read more about Revista Cadernos para o Professor: lugar de autoria, pesquisa, formação e compromisso ético.The Magazine Cadernos para o Professor is an official publication of the Department of Education, of the Juiz de Fora Municipal Network. It is intended for the dissemination of studies and scientific and pedagogical production of broad interest and related to Basic Education, in order to promote and expand dialogue with the scientific community and society.
The periodicity of the Cadernos para o Professor magazine is biannual and the flow for sending text is continuous, however, in the case of thematic magazines, the deadline for sending productions must be verified in the call for publication.
Assista à live transmitida em 25/04/2024
Read More Read more about Revista Cadernos para o Professor: lugar de autoria, pesquisa, formação e compromisso ético.Caro(a) leitor(a),
É com imensa alegria e gratidão que apresentamos a primeira edição de 2025, de número 49, da revista Cadernos para o Professor. Temos a honra de acompanhar de perto cada publicação que chega às mãos do nosso leitor e esta chega cheia de significados, reflexões e práticas potentes para enriquecer o cotidiano escolar.
Este número reúne uma diversidade de temas fundamentais para o fazer docente, especialmente em tempos de desafios e reinvenções no campo da educação. Abrimos espaço para pensar a alfabetização com um olhar sensível e contextualizado, entendendo que aprender a ler o mundo precede — e caminha junto com — aprender a ler palavras.
A presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de aprendizagem é abordada de maneira crítica e inspiradora. Em tempos em que o digital se torna cada vez mais presente, refletir sobre seu uso pedagógico é uma urgência.
Também trazemos reflexões, por meio de relatos, sobre a enturmação e os seus impactos no desenvolvimento dos estudantes e, para aprofundarmos o olhar sobre gênero e esporte, numa perspectiva inclusiva, que valoriza o respeito às diferenças e o direito à participação de todas e todos.
Apresentamos um artigo que nos convida a explorar o papel da matemática como linguagem do mundo, pensar sobre a matemática em sala de aula, junto à BNCC, permitindo a produção de verbos que visem deslocá-la para além de seus aspectos universal e universalizante. Destacamos ainda textos que abordam as experiências com o uso de jogos como recursos didáticos, capazes de tornar a aprendizagem mais lúdica, envolvente e significativa; a importância da música na formação integral do sujeito e as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), reafirmando seu valor e dignidade
Cada página desta revista é construída com dedicação e compromisso com a qualidade da educação pública. Nosso desejo é que você, professor(a), encontre aqui inspiração, acolhimento e caminhos para fortalecer sua prática pedagógica.
Boa leitura, boas reflexões e que este caderno possa ser um companheiro no seu cotidiano de ensinar e aprender.
Com carinho e respeito,
Equipe Editorial
ISSN 2965-7849 On-line
ISSN 1678-5304 Impresso (até 2023)