About the Journal

The Magazine Cadernos para o Professor is an official publication of the Department of Education, of the Juiz de Fora Municipal Network. It is intended for the dissemination of studies and scientific and pedagogical production of broad interest and related to Basic Education, in order to promote and expand dialogue with the scientific community and society.

The periodicity of the Cadernos para o Professor magazine is biannual and the flow for sending text is continuous, however, in the case of thematic magazines, the deadline for sending productions must be verified in the call for publication.

Announcements

Current Issue

Vol. 1 No. 47 (2024): Cadernos para o Professor
					View Vol. 1 No. 47 (2024): Cadernos para o Professor

In this edition of the Cadernos para o Professor magazine, we present an interweaving of productions made by teachers in their academic studies, as well as in their pedagogical practice in everyday school life, and by students in their initial training experiences, developed through the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), who return their contributions to education in the form of published articles and reports.

Published: 2024-07-04

Artigos

  • JUDÔ EDUCATIVO E VITALIZAÇÃO SEMÂNTICA: experiências de seminário lúdico e luta historiada

    SÉRGIO OLIVEIRA DOS SANTOS SANTOS, HELDER MEDINA MEDINA (Autor)
    14
    DOI: https://doi.org/10.62556/wdcd6m72
  • A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma abordagem no gênero textual relato histórico

    Michelle Lynn Marques Miguel (Autor)
    16
    DOI: https://doi.org/10.62556/0bxqcc44
  • INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: diversidade de raça e gênero

    CLAUDILENA DA SILVA DO PATROCÍNIO, ANDERSON FERRARI (Autor)
    16
    DOI: https://doi.org/10.62556/rgs6mr86

Relatos de experiência

  • O EMPREGO DA INTERNET NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA MUNICIPAL

    SAMUEL NAZARETH SOUZA SOUZA (Autor)
    9
    DOI: https://doi.org/10.62556/pgfgkh68
  • O USO DOS RECURSOS MIDIÁTICOS, HISTÓRIA EM QUADRINHOS E QUIZ, NO ENSINO DE LITERATURA INGLESA PARA TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

    Mylena de Castro Sant'Anna (Autor)
    9
    DOI: https://doi.org/10.62556/6qczq704
  • PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma experiência com o tema transversal meio ambiente

    BARBARA ALINE REIS MANOEL, REJAINE CÉLIA DOS SANTOS (Autor)
    9
    DOI: https://doi.org/10.62556/80wdc825

Relatos de experiência PIBID

  • FORMAÇÃO E DOCÊNCIA: articulação entre educação básica e universidade

    MYLENE CRISTINA SANTIAGO SANTIAGO, PATRÍCIA ASSIS DA SILVA RIBEIRO, ANDREIA REZENDE GARCIA-REIS, ANDRÉIA FRANCISCO AFONSO (Autor)
    9
    DOI: https://doi.org/10.62556/nza2jt16
  • O TRABALHO COM PALAVRAS GERADORAS E LITERATURA PARA FORMAÇÃO/ALFABETIZAÇÃO NA EJA: uma experiência de parceria entre universidade e escola

    Polyana Gomes de Matos (Autor)
    8
    DOI: https://doi.org/10.62556/sn5bwk75
  • JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:contribuições do PIBID Pedagogia/UFJF

    GERUZA CRISTINA MEIRELLES VOLPE, JULIANO GUERRA ROCHA, ADRIANA APARECIDA DA SILVA (Autor)
    8
    DOI: https://doi.org/10.62556/32qr0g05
  • INCLUSÃO E VIVÊNCIAS NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma leitura entre a EJA e a UFJF nas mãos do PIBID

    ELIANE DIONISIO, ANA LUISA COMPASSO, CECÍLIA ALMEIDA, MARINÊS TOLEDO (Autor)
    8
    DOI: https://doi.org/10.62556/az76n191
  • JOGOS E BRINCADEIRAS COMO INSTRUMENTOS DE APOIO PARA ALFABETIZAÇÃO

    Sandra Neves, Francisca dos Santos (Autor)
    9
    DOI: https://doi.org/10.62556/3ysdjw15
  • O ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE O DIREITO À TERRA: uma experiência de ensino de língua com o PIBID no chão da escola

    ANA GABRIELA MEDEIROS (Autor)
    8
    DOI: https://doi.org/10.62556/h375a888
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESENHA CRÍTICA: valorização da pessoa idosa

    Roberta Tavela (Autor)
    8
    DOI: https://doi.org/10.62556/0ebh4a85
  • APLICAÇÃO DE QUIZ EM ETAPAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA

    GABRIELA SANTOS, Gustavo Soares Marques, WANESSA CARRARA, ANDRÉIA AFONSO (Autor)
    7
    DOI: https://doi.org/10.62556/b4kewh88
  • A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um relato do PIBID UFJF

    Patrícia Assis da Silva Ribeiro, Gilmar Vianella (Autor)
    7
    DOI: https://doi.org/10.62556/vwwn4e59
  • TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COM O USO DO APLICATIVO PLICKERS: inovações pedagógicas no contexto do PIBID - Física da UFJF.

    Rodolfo de Moura Marques, Adriana Aparecida da Silva (Autor)
    8
    DOI: https://doi.org/10.62556/rn11c932
  • AÇÕES PEDAGÓGICAS APLICADAS EM TURMAS DE 6º ANOS PELO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PIBID

    MAURILIO VALENTIM (Autor)
    7
    DOI: https://doi.org/10.62556/c5rxpd56
  • PIBID DE MATEMÁTICA EM FLUXO DE VIVÊNCIAS ESCOLARES

    FLÁVIO de SOUZA COELHO (Autor)
    8
    DOI: https://doi.org/10.62556/xta5fw47
  • METODOLOGIAS INTERATIVAS: TRANSFORMANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PIBID

    Raquel Carvalho Gravina de Almeida (Autor)
    6
    DOI: https://doi.org/10.62556/hahjqn19
  • ALTERIDADES NA ESCOLA: um relato de experiência a partir do PIBID interdisciplinar de Sociologia e História

    William Assis da Silva (Autor)
    7
    DOI: https://doi.org/10.62556/54da4t34
  • INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA FILOSOFIA: um relato de experiência do PIBID de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2023-2024)

    Reuler Moreira Nascimento (Autor)
    7
    DOI: https://doi.org/10.62556/4dsw1c62
  • ATIVIDADES ESCOLARES EM CASA: UMA EXPERIÊNCIA DE PROTAGONISMO DO ESTUDANTE ALIADO À PARTICIPAÇÃO FAMILIAR.

    Márcia Fernandes Pinheiro Hara (Autor)
    8
    DOI: https://doi.org/10.62556/41de9e57
View All Issues